JULHO 2010
RDIÇÃO 255 / CADERNO 1 / PÁG.3
*PEDRO SALVIANO FILHO
As fotos retratam o clã de Francisco Salviano de Melo Lanta, captada na fazenda Riacho do Pau – Pedra-PE, há 100 anos. Emoldurando, aparece ao fundo a palma-forrageira, que já começava a se espalhar no semiárido nordestino (mais intensamente depois da seca de 1932).
Várias dessas pessoas foram homenageadas por essa vizinha cidade e são hoje nomes de logradouros, escolas e outras instituições e bairros.
Filho de Salviano Leite Bezerra de Melo e Joaquina Francisca Sá, o Major Francisco Salviano (1860-1948), era casado com Maria Wanderley de Albuquerque. Foram eles que iniciaram a linhagem dos Salvianos da Pedra, junto aos irmãos , Manoel Salviano Leite Melo (1854), Antônio Salviano de Sá de Melo (1857), Joaquim Salviano de Albuquerque (1859), Maria da Conceição Vieira de Melo (“Sinhara” (1865) e Quitéria de Holanda Cavalcanti (1869).
Muitas gerações deste tronco familiar (www.lanta.myheritage.com) estão espalhadas hoje pelo Brasil e estas fotos históricas e pouco difundidas resgatam um pouco da memória da vizinha Pedra.
0 comments:
Postar um comentário